buscado recentemente


Artlife

Gina Castelo Branco

Conheça um importante espaço cultural em Teresina: Espaço Arco


Hello! How are you? Hoje vamos falar sobre um importante espaço para a arte em Teresina: O Espaço Arco. Localizado no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), ele abriga diversas manifestações de Arte produzidas por membros da comunidade acadêmica. O espaço foi aberto em 2015 pelas professoras do curso de Artes Visuais Adriana Galvão e Neila Rocha, com a ideia de expor ao público os trabalhos produzidos pelos alunos de Artes Visuais da UFPI durante o Salão do Livro do Piauí – SALIPI.

Antes um projeto do curso de Artes Visuais, hoje o ARCO abriga a arte de alunos de vários cursos , de professores e de servidores da universidade. A ideia é integrar, unir a arte de cada um, em vários estilos, pensamentos e modos de executar suas criações e não limitar apenas a mostrar as produções de quem é estudante da área. Hoje, o Espaço ARCO representa essa pluralidade de manifestações artísticas. Por essa razão, o espaço é nomeado como um local de conexões artísticas.

prof-adriana-e-neila
As professoras Neila Rocha e Adriana Galvão, que idealizaram o Espaço ArCo (Foto: Reprodução - ufpi.br)

 

A maior visibilidade do local ocorre durante o SALIPI. Maior evento literário do Piauí, o SALIPI também acontece no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, de forma que o Espaço ARCO se integra ao evento, recebendo centenas de visitantes por dia, dentre alunos de escolas, amantes da leitura e outras pessoas que visitam o evento. Assim, o SALIPI e o Espaço ARCO representam um lindo encontro entre a literatura e as Artes Visuais.

Além de um belíssimo local a ser visitado, o ARCO também tem um papel educativo essencial, representando um passo importante para os alunos de Artes Visuais da UFPI. Dentro do local, eles atuam como monitores, passando informações sobre as obras e conhecimentos sobre Arte para os visitantes. Assim, o local é não apenas de apreciação e valorização das obras de arte, mas também de troca de aprendizados e de enriquecimento do saber sobre a arte.

obra-espaco-arco
O local reúne o trabalho de alunos, professores e funcionários da UFPI (Foto: Reprodução ufpi.br)

 

Atualmente o Espaço ARCO fica aberto às sextas-feiras, integrando a Feira Agroecológica e Cultural que acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí. Vamos apoiar e prestigiar esse importante espaço de valorização artística e conhecimento que surge para dar mais força ao cenário cultural de Teresina. Que tal uma visita ao Espaço Arco?

Estas são as dicas de hoje:

20º Festival de Dança de Teresina: de 12 a 15 de outubro às 16h no Theatro 4 de Setembro.

Exposição Crescer com Arte, obras de artistas mirins do Atelier Luciana Severo Kids: até o dia 26 de outubro na Montmartre Arte e Galeria.


Sobre mim


Gina Castelo Branco

Sou formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar... Leia mais.



© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.