buscado recentemente


Artlife

Gina Castelo Branco

Conhecendo mais sobre a Arte Moderna


Salut! Como estão nestes primeiros dias de 2018? Em nosso primeiro post do ano, vamos falar sobre a Arte Moderna, termo que engloba as expressões artísticas de grandes nomes que já conhecemos e discutimos, como Pablo Picasso, Salvador Dali e Claude Monet. Por Arte Moderna entendemos as manifestações artísticas que tiveram início no final do no século XIX, apesar de haverem divergências quando falamos em datas exatas dos períodos da História da Arte.

A Arte Moderna surgiu inicialmente na Europa, em um contexto de mudanças sociais. As características marcantes desse período são o rompimento com as tendências clássicas, a consciência da tela plana, o uso de cores fortes e a representação de cenas e figuras que fogem do real. Nesse período destacamos correntes importantes como o Fauvismo, o Futurismo, o Cubismo, o Surrealismo, o Pop Art e muitos outros. Um dos representantes da Arte Moderna na Europa foi o pintor alemão Ernst Ludwig Kirchner. Com inspiração no Cubismo e no Fauvismo, suas obras exploram as cores e as formas geométricas:

pintura-marcella
Marcella, pintura de Ernst Ludwig Kirchner (Imagem: Reprodução)

 

No surrealismo, onde valoriza-se a fantasia, a loucura, destacamos o trabalho de Salvador Dalí. No Futurismo, que trabalha com a velocidade da tecnologia, a vida moderna, o movimento, as máquinas, podemos citar as obras do pintor italiano Umberto Boccioni:

visoes-simultaneas
Visões Simultâneas, de Umberto Boccioni (Imagem: Reprodução)

 

No Brasil, esse período tem com ponto alto a Semana de Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo do dia 11 a 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Evento de música, artes plásticas, poesias e dança, foi um dos marcos culturais da História do Brasil, reunindo nomes como Anita Malfati, na pintura. Antes, em 1917, artista inovou com suas telas expressionistas e chocou a muitas pessoas que não compreenderam sua arte e sua proposta inovadora no modernismo, que recebeu duras críticas inclusive de Monteiro Lobato.

a-boba
A Boba, de Anita Malfati (Imagem: Reprodução)

 

Assim, pudemos perceber que a Arte Moderna abrange muitas de nossas principais referências na Arte, pintores que admiramos como Picasso e Salvador Dali, teve forte representação aqui no Brasil com Anita Malfati e Tarsila do Amaral. Foi uma fase muito importante para a História da Arte e que possibilitou o surgimento de outras tendências que surgiram e hoje também nos inspiram.

Vamos às dicas de hoje?

Para conhecer mais sobre a Arte Moderna, recomendo o livro: Arte Moderna, de Giulio Carlo Argan

Livro Semana sem Fim, de Frederico Coelho: o livro fala sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o que ela representa até hoje.


Sobre mim


Gina Castelo Branco

Sou formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar... Leia mais.



© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.