buscado recentemente


Artlife

Gina Castelo Branco

Foi um lindo ano: uma retrospectiva do Artlife em 2017


Salut! Como estão neste fim de ano? 2017 está acabando... e que ano maravilhoso para a Arte! Foi engrandecedor para mim compartilhar com vocês informações e aprendizados sobre o mundo da arte. Este ano, tivemos aqui no blog 54 postagens onde pudemos conversar sobre História da Arte, importantes movimentos, tendências e exposições que tive o prazer de receber em minha galeria Montmartre. Por isso, hoje resolvi relembrar com vocês os temas que discutimos em 2017 no Artlife.

No campo da História da Arte, pudemos conhecer o impressionismo, o expressionismo, o abstracionismo, importantes correntes como o Fauvismo e sua intensidade de cores, o Rococó, a arte barroca, clássica, renascentista... Pudemos explorar diferentes períodos dessa história, a Arte Moderna, Pós-Moderna, as características da Arte Contemporânea, com toda a sua liberdade de criação, livre de imposições estéticas ou de temáticas. Aprendemos que a Arte não se limita a telas ou a representações de imagens reais. Ela está em esculturas, em instalações, como vimos ao conhecer a Arte Povera, está em muros, enormes painéis, como pudemos conhecer no post sobre as maiores pinturas do mundo. Enfim, vimos que a Arte pode se manifestar em diversos lugares e formas.

arte-3d
Uma das formas de arte que vimos este ano: as pinturas 3D em ruas (Imagem: Reprodução)

 

Este blog também foi durante este ano um espaço para falar sobre as exposições realizadas em minha galeria Montmartre. Este mês, comemoramos um ano em atividade, num projeto ousado, mas muito gratificante, de divulgar e valorizar a arte no Piauí. Compartilhei com vocês as exposições que promovemos: Releitura de Frida Kahlo, Caminhos de Luz, Reflexo de Amor, Amor Eterno Amor, a 1ª Mostra Internacional de Arte, Arte e Vinho, Crescer com Arte, Exposição Natal... tantas exposições que tivemos a honra de realizar este ano e trazer as pessoas para prestigiarem o trabalho de artistas que admiramos.

arte-e-vinho
Em uma de nosas exposições, recebemos a vice-governadora do estado, Margarete Coelho (Foto: Acervo pessoal)

 

Aqui também pudemos conhecer mais sobre grandes artistas que nos inspiram e são de grande importância para a História, cada um representando movimentos nos quais se destacaram e se tornaram conhecidos mundialmente. Falamos sobre Carybé, o argentino brasileiro, Picasso, Van Gogh, Michelangelo, Leonardo da Vinci e exploramos o universo feminino de Gustav Klint. Tive a honra de conhecer de perto obras de alguns artistas que abordamos aqui no blog e poder mostrar a vocês um pouco da minha experiência nessas exposições. Este ano, vocês puderam acompanhar a minha visita ao Museu de Picasso, ao museu Orangerie com os trabalhos de Monet, em Paris, bem como a exposição de André Derain, ícone do movimento fauvista.

museu-de-picasso
Registro de minha visita ao Museu de Picasso, em Paris (Foto: Acervo pessoal)
expo-em-paris
A minha incrível experiência de expor obras no Carrousel du Louvre, em Paris (Foto: Acervo pessoal)

 

Nas viagens que fiz este ano, pude compartilhar com vocês as experiências artísticas trazidas de várias partes do mundo, como minha participação no Simpósio de Arte em Praga, onde além de aulas, pude produzir ao lado de artistas do mundo inteiro, minha visita à Bélgica, com cidades de grande riqueza artística e cultural e a oportunidade que tive de expor meus trabalhos no Carrousel du Louvre, em Paris, representando o meu estado. Foi um grande ano para a arte no Piauí e é gratificante saber que contribuímos para isso. Conhecemos artistas, aprendemos técnicas, exploramos diversos estilos e lugares juntos.

Você acompanhou tudo isso? Caso tenha perdido algo, que tal dar uma lida nesses posts do Artlife para aprender o que discutimos este ano, para começarmos mais um ano falando sobre Arte? Vale muito a pena. Que em 2018 possamos compartilhar muito mais sobre esse universo fascinante da Arte, que felizmente está sempre se renovando, se reinventando e nos dando novas questões para discutir. Nos vemos ano que vem aqui no Artlife. Feliz ano novo!


Sobre mim


Gina Castelo Branco

Sou formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar... Leia mais.



© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.