buscado recentemente


Artlife

Gina Castelo Branco

Quando o carnaval inspira a arte


Salut! Como estão todos? O Carnaval está chegando, por isso hoje decidi falar com vocês sobre esse tema que muito inspira a arte. Sim, o Carnaval é um período de festa, cores e alegria que já foi colocado em telas por grandes artistas que conhecemos. Vamos ver algumas delas?

Se você acompanha o Artlife, certamente irá lembrar que ano passado conversamos sobre o Fauvismo, corrente artística que explora com muita intensidade a força das cores. Um de seus maiores representantes foi o pintor francês André Derain, do qual tive a oportunidade de conhecer uma exposição ano passado em Paris, que também relatei aqui no blog. É claro que essa paixão pelas cores vibrantes renderia uma obra com a inspiração no carnaval, a pintura Figures from a Carnival, de André Derain.

andre-derain-carnaval
Figures from a Carnival, 1906, de André Derain (Imagem: Reprodução)

 

Existem personagens que aparecem em todo carnaval e fazem parte de toda a cultura e significado desse período, são eles: Pierrot, Arlequim e Colombina. Eles são personagens do estilo teatral Commedia DellArte, surgido na Itália, e se popularizaram no mundo sendo lembrados também em nosso carnaval brasileiro. Pierrot ama Colombina, que ama Arlequim, e este, por sua vez, também ama Colombina. Esse triângulo amoroso inspira muitas obras de arte pelo mundo, onde esses personagens são retratados na visão de diversos artistas como Picasso e Paul Cezanne.

Paul Cezanne - Pierrot and Harlequin (Mardi Gras) – 1888 – óleo sobre tela (Imagem: Reprodução)
Paul Cezanne - Pierrot and Harlequin (Mardi Gras) – 1888 – óleo sobre tela (Imagem: Reprodução)

 

pierrot-colombina
Pablo Picasso - Pierrot and Colombina – 1900 (Imagem: Reprodução)

 

O Carnaval tem sua origem na Europa e inspirou a festa que temos hoje no Brasil. O nosso país aderiu ao carnaval e acrescentou suas próprias características a essa festa popular, de forma que hoje nosso carnaval tem sua essência e nossa cultura é tão rica que as festas também diferem e ganham novos elementos de acordo com a região: o samba, com desfiles exuberantes, o frevo, os blocos de rua, o axé e tantos outros carnavais que contribuem para a identidade do nosso país. Nossos artistas brasileiros retrataram, cada um à sua maneira, a nossa festa popular, com as características que só vemos aqui no Brasil e que tanto enaltecem a nossa cultura. Assim, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e tantos outros colocaram em telas as cores e emoções dessa festa brasileira.

carnaval-tarsila
Tarsila do Amaral - Carnaval em Madureira – 1924 (Imagem: Reprodução)

 

di-cavalcanti
Di Cavalcanti – Carnaval – 1965 (Imagem: Reprodução)

 

carnaval-portinari
Candido Portinari – Carnaval (Imagem: Reprodução)

Carnaval é cultura, é arte! É sempre importante pesquisarmos sobre a origem e o papel que celebrações como essa têm para cultura de um povo e como elas podem nos trazer conhecimento. A dica de hoje para vocês é a exposição Profusão de Cores: obras de mais de 40 artistas na Montmartre Arte e Galeria até o dia 5 de março.

 


Sobre mim


Gina Castelo Branco

Sou formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar... Leia mais.



© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.