buscado recentemente


Artlife

Gina Castelo Branco

Um roteiro cultural pela Bélgica


Salut! Hoje vamos falar de um país repleto de arte e de lugares inspiradores que tive a oportunidade de conhecer ao visitar a Bélgica. A primeira cidade é Ghent, terceira maior cidade da Bélgica, localizada a cerca de 50 quilômetros de Bruxelas, que impressiona pela sua arquitetura medieval e sua riqueza artística. A cidade é conhecida pela presença de uma pintura, o Retábulo de Ghent ou Adoração do Cordeiro Místico, obra dos irmãos Van Eyck que consiste em 24 painéis com imagens bíblicas pintadas a óleo. A obra sofreu danos e teve seus painéis roubados em diversos conflitos como as disputas entre católicos e protestantes, a Revolução Francesa e chegou a ser roubada até pelos nazistas. Por conta dos saques e danos sofridos, ela foi restaurada após a Segunda Guerra Mundial e até hoje muitas pessoas viajam até Ghent apenas para ver a pintura, considerada uma das mais importantes obras de arte da História. 

retabulo-ghent
O Retábulo de Ghent (Imagem: Reprodução)

 

Ghent é um mergulho na arte e a beleza das ruas da cidade encanta a todos. Uma arquitetura que proporciona uma verdadeira viagem no tempo, em meio aos antigos “castelos” e locais como a igreja de Saint Bavo, onde hoje está o Retábulo de Ghent. Outro lugar indispensável para os amantes da arte que visitam a Bélgica é o Museu de Belas Artes de Ghent.

Outra cidade Belga que encanta pelas belezas e pela arte é Bruges. Conhecida como a Veneza do Norte, a cidade possui uma arquitetura no estilo neogótico além de uma produção artística muito interessante. O centro histórico de Bruges foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Bruges é conhecida pela tecelagem de rendas, tendo um comércio têxtil consolidado. É possível encontrar essas peças de renda sendo comercializadas por toda a cidade. Um dos locais que mais gostei de visitar foi a Basílica do Sangue Sagrado. Localizada na Praça Burg, com uma arquitetura gótica, ela é conhecida por, segundo a tradição, abrigar a relíquia do sangue de Cristo. A Basílica é dividida em duas igrejas: a Capela de Saint Basil, na parte inferior, e a Capela do Sangue Sagrado, na parte superior. É um local de fortes significados de fé e que vale muito a pena visitar, independente de qual seja a sua religião.

basilica-sangue-sagrado
Entrada da Basílica do Sangue Sagrado (Imagem: Reprodução)

 

Bruges é onde nasceu o pintor Jan van Eyck, um dos responsáveis pela obra Adoração do Cordeiro Místico (Retábulo de Ghent). Além disso, a cidade é conhecida pela forte presença da arte flamenga, caracterizada pelo realismo e a representação de cenários domésticos nas pinturas. Jan van Eyck é um dos grandes representantes da arte flamenga. Em Bruges está localizado o Groeninge Museum, que abriga obras representantes desse estilo, além de exposições temporárias. Vale muito a pena a visita!

gina-burges
Foi uma experiência incrível visitar Bruges (Imagem: Acervo pessoal)

 

A terceira cidade que tenho para falar é Bruxelas. Em Bruxelas podemos encontrar o melhor do Art Noveau, estilo sobre o qual já falamos aqui no Artlife. O grande responsável por toda essa beleza é o arquiteto e artista Victor Horta. Um passeio pela cidade proporciona ao turista conhecer uma arquitetura que é uma verdadeira viagem no tempo, com construções belíssimas e grandiosas.

praca-bruxelas
Um pouco da arquitetura espetacular de Bruxelas (Imagem: Acervo pessoal)

 

Para todos os apreciadores da arte, uma viagem à Bélgica com certeza é uma ótima opção. Além de belíssimas formas de arte encontradas, a arquitetura e a atmosfera do país proporcionam um passeio pela História. Uma viagem que vai além do lazer, traz conhecimento e enriquecimento cultural. Viajar é a melhor forma de adquirir educação.

Como dica para conhecer um pouco mais sobre as cidades cheias de arte na Bélgica, recomendo o livro Bélgica e Luxemburgo. Guia visual.


Sobre mim


Gina Castelo Branco

Sou formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar... Leia mais.



© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.