buscado recentemente


Por que estabelecer metas é importante para atingir o sucesso?


Você sabe onde quer chegar? Essa parece uma pergunta simples, mas nem sempre é fácil respondê-la. O sucesso e a felicidade são relativos a cada pessoa. Para uns pode ser expansão do seu negócio, para outros pode estar relacionado a ganhar mais dinheiro, e ainda existem aqueles que buscam apenas o equilíbrio.

Menos de 2% da população tem clareza de onde querem chegar. Isso nos leva à um questionamento importante:

Você sabe como quer estar daqui a um ano? Dois anos? Cinco anos? Em que condição financeira? Com que forma física?

Como eu posso perseguir algo que eu não sei exatamente o que é. Como posso chegar em algum lugar se não sei que direção tomar, você tem que saber aonde quer chegar. Metas são as primeiras paradas no caminho até nossos objetivos maiores. Sem estabelecê-las não chegamos a nenhum lugar.  

A capacidade de definir e cumprir metas é uma das características mais marcantes das pessoas que realmente conseguem resultados efetivos em suas vidas.Quando definimos objetivos e prazos deixamos de ser vítimas da situação e dos acontecimentos e assumimos a responsabilidade pelos nossos resultados e pelo ritmo das nossas realizações. 

Colocar nossos sonhos e objetivos no papel torna eles tangíveis e reais nos levando a agir em sua direção. Faça uma lista das suas metas diárias, semanais, mensais, sabendo quais delas vão ser realizadas ao longo do ano. Registre o máximo de informações e detalhes acerca de cada item da sua lista. A ausência de informações pode colocar tudo a perder.

Por exemplo:

Se na sua empresa você define que quer faturar mais, mas não pensa em quanto quer faturar, ao faturar 1 real a mais estará tudo bem. Em tese, você terá faturado mais.

Uma das técnicas utilizadas para estruturar de maneira prática e objetiva é através da META SMART, que nada mais é do que a abreviação de 5 critérios que nos ajudam a verificar eficiência dessa meta. 

Meta SMART:

S – Específica (specific)

Quanto mais específica sua meta for mais fácil será alcançá-la, podendo levar em conta alguns fatores que ajudem a definir todos os detalhes:

O que eu quero alcançar?

Quais os recursos necessários para alcançar isso?

Quais pessoas estão envolvidas nessa meta?

Quais alternativas tenho para realizá-la?  

Quais obstáculos posso encontrar para isso?

M – Mensurável (mensurable)

É importante ter uma dimensão correta do que irá nos custar para alcançar essa meta em termos de tempo, resultados ou financeiramente.

A – Atingível (attainable)

Deve ser possível de realizar, ainda que represente um desafio.

R – Relevante (relevant)

Deve ser algo importante para você, estar alinhado com os seus sonhos e ser motivante.

T – Temporal (Time-related)

Uma das características mais importantes de uma meta é o prazo que ela tem para ser cumprida. Essa característica nos faz aumentar a velocidade das nossas ações e o nosso foco.

Sabendo da importância de definir suas metas e algumas dicas de como fazer isso, não perca mais tempo. Você decide de que grupo quer fazer parte, dos realizadores ou dos que estão à deriva se contentando com os resultados que a vida oferecer.

E não esqueça, quando atingir uma meta relevante, celebre, comemore, você trabalhou duro para isso. O hábito de comemorar nos ajuda a buscar por mais conquistas para poder repetir a experiência prazerosa.

Então,

Qual a sua meta? Qual o seu objetivo? 


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.