buscado recentemente


Qual a importância de um Plano de Ação e como fazê-lo?


Plano de Ação (Planejamento + Agir)

Todos nós em algum momento de nossas vidas já nos deparamos com dificuldades para realizar nossos sonhos. De certa forma, a maioria de nós apenas sonha, mas não põe em prática as ações que viabilizam a concretização dos nossos objetivos. E um dos principais motivos para que isso aconteça, é porque não sabemos definir nossas metas em prol do que queremos.

"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve." Alice no País das Maravilhas - Este é o problema: não sabemos o que queremos. Mesmo sonhando, não temos clareza do que realmente queremos. Apenas fantasiamos.

Se você não consegue se organizar para conquistar algum objetivo – de preferência a curto prazo – está precisando de um plano de ação. Essa ferramenta pode ser usada na gestão empresarial, de pessoas ou mesmo no dia a dia, como medida para alcançarmos o que desejamos em período de tempo determinado. O plano de ação nos prepara para a ação. Por meio dele você determina aonde quer chegar e as ações necessárias a serem realizadas em um período estipulado. Dessa forma, torna as metas mais claras e objetivas, o que pode significar economia de tempo e recursos, maior produtividade e foco.

Exemplo de Plano de Ação
Exemplo de Plano de Ação

Cada indivíduo gastará um tempo diferente para refletir e elaborar o plano de ação, isso dependerá de quão clara suas metas estão e do desdobramento das ações. No primeiro momento temos que refletir sobre as metas e, em seguida estruturar o plano de ação baseado no modelo 5W2H.

Passos:

1º Procure compreender aonde você quer chegar e o porquê;

            Ex: Aumentar o volume de vendas com vendas online. Porquê: Aumentar o crescimento da empresa.

2º Defina seu objetivo com clareza de detalhes; 

            Ex: Criar um site de vendas online para aumentar em 30% o volume de vendas da empresa e com isso gerar um crescimento anual acima de 30%.

3º Defina a lista de tarefas que devem ser feitas para a realização de um objetivo;

            Ex: Contratar uma empresa de marketing para criar um site de vendas; criar um setor responsável somente pelas vendas online; definir quais produtos vão para venda online.

4º Colocar em ordem de prioridade as ações que devem ser realizadas;

            Ex: Definir quais produtos vão para venda online; contratar uma empresa de marketing para criar um site de vendas; criar um setor responsável somente pelas vendas online.

5º Planeje as ações que devem ser realizadas com os detalhes de cada ação e a ordem de prioridade;

            Ex: Vou definir quais produtos vão para venda online no dia 12/01/2018, na sede da empresa, com a ajuda do setor de vendas presencial e para isso vou precisar investir X reais.

Observe que no 5º item você define qual ação vai fazer, com quem, de que forma, aonde, qual custo dessa ação e a data que ela vai ser realizada. Nossos sonhos parecem distantes demais quando pensamos neles de modo geral, para torna-los mais próximos e reais temos que quebrá-los no máximo de passos possíveis e decidir qual deles deve ser o primeiro.

2018 já começou e costumamos iniciar o ano com várias metas, experimente utilizar esse modelo em alguma delas e comece a colocar em ação os seus planos!

 


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.