buscado recentemente


Você é um profissional diligente?


A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar. Em sua definição literal temos a ligação direta com o amor, diligens (diligente) significa aquele que ama e por consequência faz algo com amor. Como conduta profissional, incita um compromisso com o que se faz, inspirando comprometimento com a excelência. Trabalho focado, preciso, com rapidez e excelência voltado para a tarefa. Onde o profissional se compromete a produzir o máximo possível dentro do seu trabalho.

Grande parte dos profissionais produzem cerca de 30% a 50% do que realmente são capazes e com o passar do tempo se frustram com seus resultados e crescimento nas áreas em que trabalham, gerando uma falsa impressão de injustiça e desvalorização, quando na verdade o profissional não abriu espaço para esse crescimento. Afinal, porque promover alguém que só faz o suficiente para a sua função atual?

 

Esse conceito de diligência pode ser aproveitado para todos os profissionais e todos os cargos, nada é tão bom que não possa ser melhorado. No caso dos empresários esse conhecimento serve para a prática da liderança e identificação dos profissionais que almejam e merecem crescimento dentro da sua empresa, além da possibilidade de estimular esse comportamento entre os seus funcionários e colaboradores.  

 

Aqui vão algumas dicas para se tornar um profissional diligente e atingir resultados melhores:

Elimine as distrações
Sempre que desviamos o nosso foco acabamos procrastinando nosso trabalho, o que prejudica o resultado. E o seu grande desafio não é apenas fugir das distrações, mas prevê-las e não permitir que elas atrapalhem o seu dia. Identifique o que tira o seu foco e crie as barreiras necessárias.

Conheça bem as suas ambições
Uma pessoa diligente tem sempre um objetivo em cada tarefa que executa. Tem ambição e sabe o que deve executar para alcançar seus objetivos. Se você ainda não sabe o que quer do futuro, é bom fazer uma pausa, pensar seriamente nos seus sonhos e montar um plano de ação antes de dar o próximo passo.

Seja proativo
Ofereça mais do que esperam de você. Em vez de apenas identificar o problema, tente resolvê-lo. Se você errar, será reconhecido por ter tentado e não criticado por ter ficado na inércia.

 

Descubra o que deixa você mais focado
O que você faz para esvaziar sua mente e manter-se focado nas atividades? Ouvir música? Desligar o celular? Fechar os olhos e meditar por alguns minutos? Encontre formas de ativar seu poder de foco para melhorar seu desempenho e seus resultados.

A prática de um trabalho com excelência deve ser buscada todos os dias, alimentando assim um sentimento de crescimento diário e aumentando nossas possibilidades de ascensão. Lembrem-se: “O que eu não tenho é pelo o que eu ainda não sei, pois se soubesse eu já teria.” Paulo Vieira

No próximo post eu vou falar um pouco a respeito de Plano de Ação e como deve ser elaborado. Até lá!


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.