buscado recentemente


Cosmopolítica

Ilana Alencar

Qual o papel do povo e do governante?


Um governante é um representante, ele é você no exercício da gestão pública, quando um voto é dado, é celebrado um contrato, de forma bastante simplificada é uma procuração para que alguém assuma a gestão do país por você.

Quem queremos para nos representar? O que é preciso para bem governar? A escolha deve se pautar sempre em um conjunto mínimo de qualidades e habilidades, aí incluso também convicções e orientações gerais em que o representado se sinta espelhado e, principalmente, possa entregar o exercício de uma função nobre.

Quando se fala em gestão imagine-se de uma enormidade de recursos, e de ainda maiores quantidades de despesas, investimentos, prioridades de toda ordem e necessidades intermináveis, o que se deve ter em mente é quais são os objetivos principais a serem atingidos. Para a atual condição brasileira, não há soluções simples, o conceito de eficiência, o atingimento dos objetivos de forma rápida, econômica e eficaz na solução dos problemas deveria ser o norte a se seguir.

O apego à legalidade, moralidade e probidade públicas são parte de um núcleo mínimo de qualidades que sequer se questiona, mas não são nem de longe capazes de sozinhos qualificarem alguém para esta missão, ser honesto só, não serve! O Brasil precisa livrar-se da mística busca por “Messias” e “iluminados salvadores míticos” que, irresponsavelmente, procurem de forma pessoalizada e simplista, invocar suas qualidades pessoais como soluções mágicas para os problemas graves do país.

Necessitamos de uma profissionalização e responsabilização do gestor como um agente que realiza um serviço público passível de cobrança de resultados, prazos e soluções, um verdadeiro representante do povo (detentor do poder que em seu nome deve ser exercido!), que se comprometa ao que é necessário de forma madura e direta.

No vídeo a seguir, é feita uma reflexão sobre o papel do governante e o que se pode esperar e querer.

 


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.