buscado recentemente

Lei municipal garante libras em preparatórios do Enem


Teresina tem 25 mil deficientes auditivos e o tema da redação do Enem realizado ontem (05), sobre a formação de surdos no Brasil, trouxe a questão à tona; Lei do vereador Venâncio Cardoso (PP) aguarda sansão do prefeito Firmino Filho


A Constituição brasileira afirma que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade em geral assegurar educação de qualidade às pessoas com deficiência, mas no Brasil esse tipo de inclusão ainda não é satisfatório e o tema da redação do Enem 2017, “Desafios para a formação de surdos no Brasil”, suscitou o debate sobre o assunto.

No caso em particular dos surdos, mesmo sendo o Brasil o país precursor na língua de sinais e com a lei n 10.436, reconhecendo a Libras como a segunda língua oficial do país, as iniciativas para a inclusão dos surdos no sistema educacional, de um modo geral, estão longe de atender a necessidade real, embora a lei determine que o poder público deve garantir formas de apoiar o uso e a difusão da Libras como meio de comunicação objetiva.

Projeto de Venâncio aguarda sansão municipal para garantir preparação do Enem para surdos. 

Em Teresina, um projeto de lei, do vereador Venâncio Cardoso, do PP, aprovado na Câmara e aguardando sanção do executivo municipal, estabelece a obrigatoriedade do atendimento adequado a estudantes com deficiência auditiva em cursinhos preparatórios para o Enem. Segundo o vereador, os estudantes surdos ainda não marginalizados e muitos desistem até mesmo de enfrentar o concurso, por não se sentirem preparados em função de uma deficiência do sistema educacional.

“Hoje em Teresina, os últimos estudos apontam para 25 mil deficientes auditivos. Pessoas que não têm condições de participar de cursinho, ou preparação para vestibular, por conta de deficiência, e não se disponibiliza interprete de libras na sua formação e acabam ficando isoladas, sem condições de fazer Enem, que já é disponibilizado em Libras”, garante o vereador.

Veja mais detalhes do projeto com o autor da Lei no vídeo abaixo:





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.