buscado recentemente

MEC classifica a alfabetização no Piauí como insuficiente


A avaliação, realizada em 2016, constatou que alunos do 3° ano do ensino fundamental tem dificuldades em ler, escrever e efetuar operações matemáticas


Foi divulgada na manhã desta quinta-feira (26), uma pesquisa que revela a situação ensino fundamental da rede pública do Brasil. De acordo com a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a maioria dos estudantes brasileiros de oito anos de idade não sabem ler nem efetuar contas matemáticas. Nesse mesmo cenário, a média piauiense é superior a nacional.

Isso porque, segundo a avaliação, 55% dos estudantes brasileiros alcançaram desempenho insuficiente quanto a leitura e a matemática. Já no Piauí, esses números atingem a marca de 71% e 72%, respectivamente, superando ainda a média da região Nordeste, que é de 69%.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O MEC divide os resultados de desempenho em leitura em quatro níveis (elementar, básico, adequado e desejável), sendo os dois primeiros considerados como insuficientes e os dois últimos, suficientes. Só 13% dos alunos alcançam o patamar "desejável" – em 2014, eram 11%.

Para realizar esse levantamento, o MEC avaliou mais de 2 milhões de crianças de oito anos ou mais, em novembro de 2016.





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.