buscado recentemente

Briga de facções deixa dez mortos em cadeia no Ceará


Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará confirmou o número de mortos


Ao menos dez presos morreram e oito ficaram feridos nesta segunda-feira (29) em uma briga de facções criminosas rivais registrada na Cadeia Pública de Itapajé (125km de Fortaleza). A informação é do Copen (Conselho Penitenciário do Estado do Ceará), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, e da própria pasta. O caso aconteceu por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília).

Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará confirmou o número de mortos. "Os internos iniciaram uma briga entre grupos rivais que resultou nas mortes". "Policiais do município e agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais realizaram a intervenção, controlando a cadeia", informou a nota.

De acordo com o presidente do Copen, Claudio Justa, o conflito ocorreu por conta da não separação de facções rivais em unidades prisionais menores do Estado --nas grandes unidades isso já vem sendo feita-- e de uma suposta retaliação à chacina ocorrida em Fortaleza na madrugada do último sábado (27). Na ocasião, 14 pessoas foram assassinadas. No final de semana todo, porém, foram 25 mortes registradas em Fortaleza.

O conflito desta segunda-feira ocorreu entre custodiados ligados à Guardiões do Estado (GDE), aliada da maior facção criminosa do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital), e ao Comando Vermelho.

"A chacina [do fim de semana] teria ocorrido a mando da facção GDE, que, hoje, sofreu esse mecanismo de retaliação por parte de outra facção, o Comando Vermelho, na cadeia pública. Embora as grandes unidades de prisão do Ceará façam essa separação por facções, as unidades menores ainda mantêm, ainda que em alas separadas, esses integrantes em conflito", explicou Justa ao UOL.

Conforme o presidente do Copen, a rebelião foi controlada por policiais do Batalhão de Choque. Ele não soube precisar quantos, mas informou que presos mais diretamente ligados ao conflito foram transferidos a outras unidades como outra forma de se estancar o estopim.





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.