buscado recentemente

Assembleia veta nome dado à Penitenciária de Campo Maior


Um projeto de Lei do deputado Aluísio Martins (PT) sugeria o nome de Nelson Mandela ao estabelecimento prisional


A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vetou nesta última terça (10) o projeto de Lei que intitulava a Penitenciária regional de Campo Maior com o nome de Nelson Mandela. Após repercussão em todo o Piauí e manifestações contrárias, os deputados entenderam que é “contraditório e contrário ao interesse público”.

O projeto foi apresentado em junho de 2017 e no mesmo mês aprovado pela casa. O deputado Aluísio Martins (PT) declarou que Nelson Mandela é associado à luta pela liberdade e não deve ser associado a um estabelecimento prisional. E completa ao colocar que o fato não agradou movimentos sociais e a população de modo geral.

O veto foi encaminhado para a Assembleia por meio do Governo do Estado e teve 24 votos a favor, um contrário e um voto em branco. Na época, a inauguração da penitenciária de Campo Maior ocorreu de caráter emergencial para conter a superlotação na central de flagrantes. Dias após as manifestações por parte da população, através das redes sociais, o secretário de Segurança, Daniel Oliveira, redimiu-se através de um vídeo e pediu desculpas pela escolha.

Quem foi Mandela?

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro.

Mandela foi o responsável pela Carta da Liberdade, importante documento de luta onde a população negra oficializava sua indignação. Em 1956, as autoridades prenderam Nelson Mandela e decidiram condená-lo à morte pelo crime de traição. No entanto, a repercussão internacional de sua prisão e julgamento serviram para que o líder ficasse em liberdade. Depois disso, Mandela continuou a conduzir os protestos pacíficos contra a ordem estabelecida.

Em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz juntamente com Frederick Willem de Klerk (compatriota sul-africano) pelo trabalho no fim pacífico do regime Apartheid e por estabelecer princípios de uma nova África do sul. Mandela disse nessa conquista: “o valor deste prêmio que dividimos será e deve ser medido pela alegre paz que triunfamos, porque a humanidade comum que une negros e brancos em uma só raça humana teria dito a cada um de nós que devemos viver como as crianças do paraíso”.

Em 1994 conseguiu a presidência do país e governou até 1999 no qual além de melhorias no país, foi responsável pela reconciliação dos grupos internos.

Com a saúde abalada devido a uma infecção respiratória, “Madiba” – apelido de Mandela e nome de seu clã – ficou anos fazendo tratamentos, porém em dezembro de 2013 faleceu aos 95 anos de idade. Uma grande perda para o mundo, de um ídolo que sempre buscou o melhor para sua nação.

 





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.