buscado recentemente

Com presença de Bita do Barão, Praça dos Orixás é inaugurada


Junto com as 13 esculturas, a Praça dos Orixás tem também um palco para apresentações


O prefeito Firmino Filho (PSDB) e representantes dos povos de terreiros de Teresina inauguram ontem (09) a Praça dos Orixás, primeiro monumento público em homenagem às religiões e às culturas de matriz africana, Umbanada e Candomblé na Capital. Pais e mães de santo entendem que a praça fará com que as religiões de matriz africana se tornem mais conhecidas, contribuindo para o combate à intolerância religiosa.

"Essa praça fará diferença, fará com que as pessoas conheçam nossa cultura, saibam que Teresina tem mais de 500 terreiros", disse o vice presidente do Cenarab, pai Rondinele de Oxu. "A Praça é um sonho realizado, é um grande presente. O desconhecido não é respeitado. E aqui nós vamos mostrar a nossa religião, o nosso trabalho", completou o pai Adilton, que fez a bênção da Praça dos Orixás durante a solenidade de inauguração.

O pai Flávio de Iansã lembra que a Praça dos Orixás é o pontapé contra as manifestações de preconceito. "A Praça enriquece a umbanda, o nosso bairro, a nossa espiritualidade. E hoje nos umbandistas estamos muito felizes. Nós estamos dando o pontapé no preconceito, contra a intolerância religiosa", resumiu Flávio de Iansã que mora no bairro Matadouro, área de intervenção do Programa Lagoas do Norte.

A inauguração contou também com a presença do Pai Bita do Barão, da cidade de Codó, no Maranhão. Bita é reconhecido pela sua atuação e veio prestigiar a inauguração junto com o povo de Axé.

Junto com as 13 esculturas, a Praça dos Orixás tem também um palco para apresentações. O investimento para construção foi de R$ 501.508,68.





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.