buscado recentemente

Outubro Rosa: Mulheres revelam realidade do Câncer de Mama


Reportagem de Genival Oliveira traz relatos fortes e dados sobre a doença que já acomete 60 pacientes por mês no Piauí


O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil, sendo responsável por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A importância de dar atenção à doença fez com que se criasse no dia 19 de outubro uma data que focasse na preocupação e prevenção.

Posteriormente a data acabou se prolongando em todo o mês, criando o já conhecido Outubro Rosa, que marca no Brasil um período intensivo de preocupação direcionada à saúde das mulheres, com ênfase no câncer de mama.

Existem vários tipos de câncer de mama e a maioria tem boas chances de cura, quando a doença é descoberta na fase inicial, mesmo assim, os índices de incidência da doença e as taxas de mortalidade ainda são elevados no Brasil, mesmo com os esforços.

Para mudar essa realidade, especialistas recomendam mais informação para a população; medidas simples de prevenção, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos; menos burocracia na rede pública de saúde para agilizar o atendimento aos pacientes e um melhor aparelhamento das unidades que atendem pelo SUS.

Confira com detalhes como é organizado o tratamento e prevenção na reportagem de Genival Oliveira.

 





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.