buscado recentemente


Onconutri

Socorro Coelho

A importância da Atividade física na prevenção e no tratamento Oncológico


O câncer é uma das doenças que mais tem crescido nestes últimos anos, e hoje é considerado um problema de saúde pública. Várias são suas causas dentre elas: A hereditariedade, alimentação incorreta, vírus e bactérias, tabagismo, sedentarismo, dentre tantas outras. A nossa vida corrida e a “falta de tempo” têm resultado cada vez no consumo de alimentos “prontos para o consumo” cheio de conservantes, edulcorantes, gorduras saturadas aliadas    cada vez mais ao comodismo e falta de atividades físicas.

Sabe-se que os benefícios da atividade física são inúmeros desde a melhoria da flexibilidade muscular, controle do peso, da hipertensão, benefícios psicológicos como também na prevenção de várias doenças: Cardiovasculares, obesidade, diabetes, câncer dentre outras.

Recentemente, a SBNO (Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica), publicou um artigo da especialista em nutrição Oncológica Henriqueta Vieira van Keulen - Juiz deFora/MG em quea mesma faz referência dos benefícios da atividade física na prevenção e durante o tratamento.

O artigo destaca que após diagnóstico e início do tratamento, alguns quimioterápicos são associados ao aparecimento de sintomas como fadiga, fraqueza, náuseas, etc. (INCA, 2015), influenciando negativamente na qualidade de vida do paciente. Mas a prática da atividade física realizada durante e após o tratamento parece causar efeitos benéficos sobre uma série de fatores físicos e psicossociais (BUFFART et al., 2014; MENESES-ECHAVEZ et al., 2015).        

Entretanto, para que o exercício físico atue como otimizador da qualidade de vida, sugere-se que a atividade física faça parte integral e contínua dos cuidados, devendo ser prescrita individualmente, considerando o estado físico geral, o grau de sarcopenia e caquexia em que o paciente se encontra (BUFFART et al., 2014; CASTRO FILHA et al., 2016).

A nutricionista finaliza o artigo dizendo que   mais estudos sejam realizados para que se possa melhorar a eficácia e eficiência da atividade física sobre os resultados de saúde em sobreviventes do câncer.

 

Uma boa leitura a todos!


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.