buscado recentemente


Onconutri

Socorro Coelho

Dieta Cetogênica e o Câncer


A dieta cetogênica é rica  em lipídios , moderada  em proteínas e pobre em carboidratos. Inicialmente foi usada nos Estados Unidos por pessoas acometidas por epilepsias de difícil controle medicamentoso, hoje o seu uso está sendo discutido em várias doenças, dentre eles o câncer. Mas de fato quais  seriam os benefícios desse novo tipo de dieta? E quais seriam as evidências da dieta cetogênica e o câncer?

Esta dieta vem ganhando fama nas redes sociais devido a rápida perda de peso que ela promove, em consequência de um baixo consumo de carboidratos, que é a principal fonte de energia para o organismo. 

E a relação desta dieta com o câncer será que traria beneficios? O que dizem os estudos?

Muitos pessoas na esperança da cura do Câncer recorrem a “tratamentos alternativos” e buscam na internet informações que muitas vezes não tem fundamentos científicos. Devemos estar atentos e procurar auxílio dos profissionais de saúde que trabalhem diretamente com esses tipos de patologias.

Recentemente em Netherlands no Congresso do ESPEN (The  European Society for Clinical Nutrition and metabolism), um estudo esclareceu que a dieta cetogênica traz mais danos à saúde  das pessoas que estão com câncer do que benefícios.O estudo mostou inúmeros efeitos colaterais: Depleção do estado nutricional, aumento de náuseas e vômitos, e aumento a chance de morte. Não existindo portanto nehuma evidência clínica comprovada. Pessoas que fazem uso desse tipo de dieta perdem mais de 15% do peso como perdeu o jornalista Marcelo Rezende que abandonou o tratamento, e o tempo de vida é em torno de  04 meses, praticamente o tempo que viveu Marcelo Rezende depois do diagnóstico.

Por fim, o estudo concluiu que a dieta cetogênica somente em casos específicos como gliobastomas em que os pacientes apresentam epilepsia poderiam apresentar algum benefício, mas que mais estudos científicos em humanos precisariam ser feitos.


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.