buscado recentemente


Onconutri

Socorro Coelho

Onconutri explica sobre alimentação e o câncer de colo de útero


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA),  o câncer de colo de útero, é causado  por uma infecção persistente de  alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer,  estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Vários são os fatores riscos que podem levar ao câncer de colo de útero. Veja os principais que a ONCONUTRI  destacou:

Tabagismo:  O cigarro contribui para   o aumento do número de casos de câncer de colo de útero. Fumarexpõe o corpo a muitos produtos químicos cancerígenos que afetam outros órgãos além dos pulmões. Estas substâncias prejudiciais são absorvidas pelos pulmões e transportadas na corrente sanguínea por todo o corpo, além do que fumar torna as defesas do sistema imunológico menos eficazes no combate a infecções pelo HPV.

 

Alimentação: Uma dieta pobre em frutas e verduras e rica em alimentos industrializados, expõe as mulheres ao risco aumentado de desenvolver câncer de colo de útero.

 

Sobrepeso e Obesidade: Mulheres com peso  fora do padrão da normalidade  estão mais propensas a desenvolver adenoma carcinoma de colo uterino.

 

Infecção por Clamídia. A Clamídia é um tipo relativamente comum de bactéria, transmitida pelo contato sexual, que pode infectar o sistema reprodutivo. Esta infecção pode causar inflamação pélvica, levando a infertilidade. A infecção por clamídia geralmente não provoca sintomas nas mulheres. 

As principais opções de tratamento para o câncer de colo do útero são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo, que podem ser realizados isoladamente ou em combinação, dependendo do estágio da doença.

Essas foram algumas orientações dessa semana da Onconutri espero que tenham gostado!! Boa Leitura!


© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.