buscado recentemente

Valter Alencar prepara plano de governo e busca modelo no Ceará


Crescimento da economia do Piauí é uma das preocupações do pré-candidato ao Governo do Estado


Depois de conhecer detalhes do projeto de ensino público universitário à distância (online) desenvolvido pelo governo de São Paulo, Valter Alencar esteve em Fortaleza, esta semana, para ver de perto como funciona o modelo de crescimento econômico do estado do Ceará, que vem se destacando na região nordeste. O pré-candidato do PSC a governador do Piauí garimpa pelos estados projetos de excelência, que possam ser adaptados à nossa realidade, contribuindo para enriquecer seu plano de governo, que tem a criação de oportunidades, com geração de emprego e renda, como uma das principais bandeiras.

No Ceará, Valter Alencar fez uma série de visitas. 

No Ceará, a Agência de Desenvolvimento Econômico (ADECE) é responsável por atrair e implantar os empreendimentos. Somente no último ano, 12 indústrias se instalaram no estado cearense, gerando 1.672 empregos diretos. A presidente da ADECE, Nicolle Barbosa, também é presidente do PSC no Ceará, o mesmo partido de Valter Alencar. Segundo a presidente da Agência, entre os setores que mais demandam os negócios se destacam Alimentação, Energia Renovável, Química, Metal mecânico e Calçados.

“Mais empresas chegarão ao Ceará este ano, já temos 34 Protocolos de intenção e nossa meta é gerar no total 5 mil vagas de trabalho”, afirmou Nicolle Barbosa.

Atraídas por um mercado cada vez mais promissor e por incentivos fiscais do Governo, as empresas deixam seus estados de origem para se instalar no Ceará. Valter Alencar visitou uma indústria de calçados, conhecida como Sapatoterapia, que tinha matriz em Franca, um polo calçadista de São Paulo e agora se instalou em Aracati, município a 150 quilômetros de Fortaleza. A empresa já garantiu 300 empregos no município, produz mil pares de sapatos/dia e 40% dessa produção são exportados para 60 países.

Valter Alencar e a presidente da ADECE, Nicolle Barbosa, ao centro. 

“Pretendemos também criar as condições para levar indústrias a cidades do interior do Piauí, gerando oportunidades de trabalho a todos, possibilitando dessa forma que o jovem estude e trabalhe na região ou município de origem. O trabalho de nossa colega do PSC, no Ceará, é louvável e entendemos que a geração de emprego é a principal demanda da sociedade, por isso não medirei esforços para alavancar a economia do nosso estado, promovendo as oportunidades que o piauiense tanto espera e anseia”, disse o pré-candidato

Um outro detalhe do modelo adotado no Ceará também servirá de base ao plano de governo de Valter Alencar: as escolas profissionalizantes atendem às necessidades do setor produtivo de cada região. Ele visitou em Euzébio, região metropolitana de Fortaleza, uma das 118 escolas estaduais de educação profissional. Como as demais, a Escola Estadual Eusébio de Queiroz prepara o aluno para o Enem e o qualifica para o mercado de trabalho em cursos como Eletromecânica, Logística, Biotecnologia e Química.

“O ensino médio integrado ao ensino profissional, oferecendo mão de obra qualificada ao mercado, às indústrias, é algo importante, uma iniciativa que precisa ser fomentada no Piauí e com certeza constará no meu plano de governo”, comentou.





© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.