Publicado em: 18/04/2017   -   Atualizado: 18/04/2017 16:24:00

Arte Barroca

Conheça a história da arte Barroca

Hoje eu irei falar para vocês um pouco de uma arte que surgiu em meados do século XVII, na Itália; movimento criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam a ideologia de valorizar elementos da antiguidade. Eu estou a falar da Arte Barroca! Barroco é um termo de origem espanhola ‘Barrueco’, que representar a ideia de irregularidade.

Para que você possa ter uma ideia do contexto histórico da época, o mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais. A religião católica estava perdendo fiéis para o protestantismo.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz; buscando valorizar o movimento. Os temas principais são: mitologia, mártires, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento, predominando a utilização da cor dourada.

gina-nedus-1
Cabeça de Medusa de Caravaggio (Foto: Reprodução)


A arte barroca conseguiu casar à técnica da Renascença com a emoção, a intensidade e a dramaticidades do Maneirismo, fazendo do estilo barroco o mais luxuoso e ornamentado na história da arte! Era uma época de conflitos espirituais e religiosos, por isso, o Barroco apresenta um contraste entre as coisas opostas, chamada de culto do contraste, na tentativa de conciliar forças antagônicas: Bem e Mal, Deus e Diabo, Céu e Terra, Alegria e Tristeza, Paganismo e Cristianismo

gina-barroco-1
Moça com Brinco de Pérola de Johannes Vermeer (Foto: Reprodução)


Com o barroco, surge um novo gênero de pintura: o da natureza morta; uma composição mais ou menos complexa com objetos da vida cotidiana: flores, peças de caça e outros. Caravaggio é um representante importante desse tipo de pintura. No Brasil, o barroco chega no século XVII e seu principal representante do barroco foi o escultor e arquiteto Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão.

gina-barroco-2
Arte Barroca de Aleijadinho (Foto: Reprodução)


O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, do qual iremos conhecer depois. Então leitores, espero que vocês tenham adorado conhecer o Barroco. Fiquem com as dicas de hoje!

Dicas

Para complementar esta leitura e saber mais detalhes desse período, lhes deixo uma dica de um ótimo livro!
Livro O Barroco - A Arquitetura e as cidades nos séculos XVII e XVIII- Do autor Rodrigo Espinha Baeta, editora: EDUFBA. Leia e divirta-se!

Exposição Caminhos de Luz - A Montmartre Arte & Galeria ainda segue com a exposição Caminhos de Luz até o dia 24 de abril. Aproveite a oportunidade e visite a galeria! Venha conferir!

Exposição Fases e Zoomorfismo- Respectivamente de Patrícia Neves e de Arthur Rios, as duas exposições que estão no Sobrado, dão fechamento ao Projeto Quintura. As exposições começarão nesta última quinta (13/04) às 20h e segue até o fim de maio nas galerias do Sobrado que fica Rua Darcy Araújo, número 2049, no bairro Jockey. Vá e aprecie!

Fonte: Gina Castelo Branco
Publicado por: Gina Castelo Branco

Tags: aleijadinho, arte, barroco, caravaggio
Publicado em Artlife
PUBLICIDADE

Comentários

 
Comente usando:
Sair
Foto | usuário

900 caracteres

Nenhum comentário ainda...

Municípios

Mais municípios

Contato

Av. Frei Serafim, 2425 - Centro
64.000-20 . Teresina . Piauí
Fone: 86 3085-3892
marcarodape © Copyright 2013-17, clubesat.com
Desenvolvido por: Time Propaganda