Publicado em: 07/08/2017  

Coluna de Notícias A Força de um Ideal

‘’cuidar é mais que um ato de amor, é uma atitude de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. Leonardo Boff

Destaque da Semana: Dia dos Pais – Abandono Afetivo Inverso. 

 

Uma linda cena de assistência e proteção na Casa São José

O dia dos pais está se aproximando e junto com ele veio à ideia de escrever sobre um tema que me incomoda muito: O Abandono Afetivo Inverso, em resumo, é o abandono dos filhos em relação aos pais, que deixam de provê-los material (alimentos) imaterialmente (afeto, carinho, cuidado), relegando-os à própria sorte, abandonando-os em abrigos, em um momento delicado e que requer uma maior assistência dos filhos e da família.

Inspiro-me em Leonardo Boff quando ele diz que ‘’cuidar é mais que um ato de amor, é uma atitude de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro’’. Trata-se de uma realidade muito triste pois a terceira idade é uma fase de desafios  que exige cuidados especiais. Mas é exatamente nessa fase que muitos idosos são abandonados em casas de repouso, sem o auxílio da família e dos filhos.

O que para mim, isso é muito mais do que a violência física ou financeira, a negligência pelo abandono impõe ao idoso uma negação de vida, quando lhe é subtraída a oportunidade de viver com dignidade.

Pior ainda é que as maiores violências contra os idosos estão no seio da própria da família, nela acontecendo as mais severas agressões. 

O argumento dos filhos por não cuidarem dos seus pais idosos, principalmente se estiverem doentes, alegam tempo, condições financeiras, incapacidade de saber cuidar, eles pensam apenas em si, deixando o bem estar  e o cuidar para os abrigos e casas de repouso. A nova lei entende que nas relações entre pais e filhos não deve existir somente a prestação de auxílio material, mas também a necessidade de apoio, afeto e atenção indispensáveis para as pessoas de maior idade.

O fundamento jurídico é extraído da própria Constituição Federal de 1988:

Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

Além da CF/88 como fundamento, podemos extrair do Estatuto do Idoso a obrigação afetiva dos filhos para com os pais:

Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Destaca-se que o abandono afetivo inverso apto a ensejar indenização já é uma realidade visível em nossa jurisprudência:

Civil e Processual Civil.Família.Abandono Afetivo.Compensação por dano Moral.Possibilidade.

Segundo o Desembargador Jones Figuerêdo, Diretor Nacional do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), esta falta do cuidar serve de premissa de base para indenização.(IBDFAM /2014) 

Casa São José Oferece dignidade aos idosos 

Anjos voluntários da Casa São José

A cada dia são registrados dezenas de casos de abandono de idosos em todo o país. Segundo o Estatuto do Idoso e dos Direitos Humanos o abandono a pessoas idosas é considerado um crime com pena de reclusão e detenção.

Você pode ajudar a combater essas estatísticas cuidando de quem nos deu atenção a vida inteira. Nós como filhos, sobrinhos ou netos temos o dever de prestar essa gratidão, demonstrando-lhes amor e afeto. É  fundamental a presença da família ao lado dos idosos, dando-lhes amor e atenção. Quando presentes, a qualidade de vida deles pode melhorar consideravelmente. Isso é comprovado psicologicamente. 

A Casa São José é o projeto social da Associação Divina Providência, fundada em 28/08/1991 sendo uma entidade beneficiente e de assistência social, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e com o titulo federal de OSCIP. Atualmente, o abrigo possui área construída de 1.100,00m2 onde reside 35 idosos carentes e possui 34 funcionários registrados.Estamos em uma linda campanha adote um funcionário, ou doem fraldas geriátricas e leite Mucillon para os idosos.

Ligue e faça sua doação (86) 3232 1113

 

Anjos voluntários da Casa São José

 

 

Capela da Casa São José

 

Enayram Empório -Noite de Degustação 

Maryanne Lopes, convidados especiais em noite de degustação. Manuel Arrey e Josep Ramón.

A empresária Maryanne Lopes anfitrionou  um seleto grupo de clientes e amigos e promoveu recentemente(03/08),uma noite de degustação na loja de bebidas especializadas,Enayram Empório, com a presença de Josep Ramón Llorens Requena, Presidente do Grupo Llorens I Fills e considerado o embaixador desses produtos espanhóis.


Em Andaluzia, no sul da Espanha, originam-se alguns dos mais saborosos produtos da culinária Espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, com a assinatura de Josep Ramón Llorens Requena.

 

Josep Ramón Llorens Requena, presidente do grupo Josep Llorens I Fills lançando seu livro de degustações em Teresina.

 

 

Na foto, empresário especialista em vinhos, Emanuell Lopes, Josep Ramón que comandou a degustação e os empresários Viviany Paes Landim e Álvaro Câmara.

 

Maryanne Lopes e seu marido, Harlan Barcelar

 

Destaque da Semana – Guia de Festas com Katya Cilene Batista 

A jornalista e publicitária Katya Cilene Batista com espírito empreendedor e inovandor, lançou recentemente(03/08) no Finess Bufett,  mais uma edição do Guia de Festas 2017/18. 

Neste Guia de Festa em sua oitava edição ilustrou a capa com Marta Vasconcelos, Odelita Confeitos , Luis Figueredo, Rose Cavalcante e Liana Torres, profissionais em excelência do segmento de Decoração de festas, promoção de eventos,cerimõnias e festa.

O guia trás  ao consumidor as melhores referências com exímios profissionais,  onde fazer , como fazer , e com quem realizar os melhores  eventos em Teresina. Neste número  o Guia ficou ainda muito melhor,porque inovou inserindo mais uma alternativa uma seção exclusiva aos serviços ofertados em Parnaiba colaborando com aqueles que querem realizar eventos no litoral. Parabéns Katya e a todos que fazem o Guia ficar cada dia melhor. 

Bastante prestigiado o Lançamento do Guia de Festa(Katya Cilene),reuniu colaboradores, amigos,jornalistas e muita gente da nossa sociedade. 

Viajando pelo mundo – São Paulo

Encontro de irmãs espetaculares. A fisioterapeuta Ana Carolina Mendes Lustosa de Carvalho, depois de uma temporada pela Bélgica e outros países, retorna ao Brasil. Já em São Paulo abraça a irmã que reside em São Paulo, a médica Maria Clara Lustosa.

Viajando pelo Mundo com a Força de Um Ideal  - Oscar Freire SP

 

Renata Alencar Rebelo, empresária piauiense, visita e faz pequenas compras na Rua Oscar Freire em São Paulo.

A Rua Oscar Freire está localizada no charmoso bairro dos Jardins em São Paulo, um dos lugares mais nobres e reconhecidos pela qualidade dos serviços ofertados abrigando nas lojas as mais renomadas grife e é considerada um dos principais endereços de compras, foi eleita a oitava rua mais luxuosa do mundo. A Oscar Freire é uma rua extensa, mas seu ponto principal é no encontro com a, também muito famosa, Rua Augusta. A partir daí, só se encontram lojas que são referência no mundo fashion. Caminhar por suas ruas é quase como participar de um desfile de moda e, mais do que apenas para fazer compras, a rua é um espaço pra ver, ser visto e desfrutar de momentos muito agradáveis, repletos de beleza e muita arte. Vale muito a pena conhecer.

Viajando pelo mundo em Deserto de Atacama Chile

Fotografia: Felipe Mendes em Viagem ao Deserto de Atacama

Deserto de Atacama, localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e seco do mundo.

Sua extensa área está a 2.440m acima do nível do mar, sendo que alguns passeios podem te levar a pontos acima dos 4.000 metros. Atacama é para quem gosta de beleza e aventura. Lá você vai ficar pertinho de vulcões,  montanhas nevadas, geysers, dunas, penhascos, vales e lagos coloridos e se deslumbrar com formações rochosas nunca imaginadas. Para chegar ao Deserto de Atacama você terá que montar base em San Pedro de Atacama, uma cidadezinha que vai lhe dar todo o suporte. Saiba como chegar neste Deserto de Beleza e de possibilidade:

Saindo de Santiago de Avião: O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama fica em Calama e é esse o seu destino, o voo dura pouco mais de duas horas. Apenas duas companhias que fazem o trajeto a LAN e a Sky Airline.

Saindo de Santiago de Onibus, é uma opção mais barata, porém demora 24horas para chegar a San Pedro de Atacama. Apenas uma companhia leva você: a Tur Bus.

Saindo de Santiago de Carro ou moto, para quem gosta de aventura é uma ótima opção. As estradas que levam ao norte do Chile são boas e certamente as paisagens são compensadoras. A liberdade de escolher os pontos de parada também é um diferencial.

De Calama para San Pedro de Atacama: Se você optou por ir de avião, ao chegar ao aeroporto de Calama você terá que percorrer mais de 100km até San Pedro. No aeroporto você terá algumas opções de como chegar em Sna Pedro.

Taxi + ônibus: A opção mais barata, mas um pouco mais cansativa. No aeroporto de Calama você pode pegar um taxi até o centro da cidade, que vai sair por cerca de $6.000. Já no centro de Calama você pode pegar um ônibus direto para San Pedro por cerca de $3.000.

Transfer:  A empresaLicancaburfaz o trajetodo Aeroporto para San Pedro de Atacamate deixando na porta do seu hostel/hotel. O valor é $9.000 somente ida / $16.000 ida e volta

O clima no Deserto de Atacama é diferente de qualquer outra cidade no Chilepor aqui o clima é desértico, ou seja, chove muito pouco, o frio predomina do final da tarde até o início da manhã e o sol é potente durante todo o dia. Mínima de 10 graus máxima de 24.

Viajando pelo Mundo em Paraty Rio de Janeiro

Samuel Moreira Rêgo

Paraty Rio de Janeiro

‘’Nosso Brasil é rico em belezas naturais e em cultura. Conhecemos pouco o nosso país e nossa origem. Mas esse conhecimento das nossas raízes é o que nos dá identidade. Um país colonizado por exploradores, não apenas de terras e tesouros, mas de pessoas. Mas também um país com mistura de culturas. Por isso tão comum as diversas formas de pensar. Bem ou mal, esse é meu país e eu vou fazer a minha parte para que meu filho e meus netos possam ter orgulho de dizer que são brasileiros’’(Samuel Moreira Rego)

Paraty Rio de Janeiro

Batizada com o nome de um peixe local, Paraty fica na costa sudeste do Brasil, 200 quilômetros ao sul do Rio, com a Serra da Bocaina ao fundo. O centro da pequena cidade colonial é um monumento histórico nacional com prédios bem preservados em suas ruas de pedestres. Com uma população de 39 965 habitantes, a cidade foi a sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.

Paraty Rio de Janeiro

Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.

Samuel remando em Paraty. Fotos: arquivo pessoal Samuel Rêgo

Saia de barco pela baía até as inúmeras ilhas e enseadas próximas. Explore plantações de cana-de-açúcar e caminhe ou pegue um trem através da mata atlântica. Fique de olho nos macacos que circulam pelas ruas de pedra.

Paraty Rio de Janeiro Linda e bucólica, Amo Paraty.

Viajando pelo mundo  -  Graça Mota Freire

Em Porto das Barcas – Parnaíba Piauí

Porto das Barcas é um ponto turístico da cidade de Parnaíba no litoral do Piauí. O Porto das Barcas está ligado à história de Parnaíba. No início do século XX foram construídos grandes armazéns para estocar mercadorias como cera de carnaúba e babaçu para exportar para países da Europa como Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. O comércio era intenso e a região alcançou um alto grau de prosperidade. Em meados da década de 1940, o mercado internacional entrou em crise, Parnaíba perdeu espaço e o Porto das Barcas acabou ficando sem utilização dando início ao declínio da região. Hoje, o Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba Delta, concentrando diversas agências e pousadas  além de lojas de artesanato. 

Ensaio Fotográfico Moda Festa

Ana Carolina e Raisa Oliveira vestem longos Kasamoda.

Elizabeth Zanovello Colunista. Apaixonada por cinema, poesia, literatura, arte, viagens e moda. Sempre bem informada sobre tudo que acontece no mundo, divulga notas e notícias que percorrem o mundo. Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Stylist assistant. Editora chefe da Revista Puro Estilo, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A Teresina. Formada em Moda e Pós- graduada em Negócios e Stylist de Moda, Consultora de moda, presta assessoria a diversas Empresas. Assina a Coluna de notícias A Força de Um Ideal no Importante Portal de Notícias da Clubesat.com

Fonte: Elizabeth Zanovello
Publicado por: Elizabeth Zanovello

Tags: Atacama, Calama San Pedro, chile, deserto, dia dos pais abandono afetivo, familia, idosos, inverso, paraty, Porto das barcas.voluntariado, solidão
Publicado em A Força de um Ideal
PUBLICIDADE

Comentários

 
Comente usando:
Sair
Foto | usuário

900 caracteres

Nenhum comentário ainda...

Municípios

Mais municípios

Contato

Av. Frei Serafim, 2425 - Centro
64.000-20 . Teresina . Piauí
Fone: 86 3085-3892
marcarodape © Copyright 2013-17, clubesat.com
Desenvolvido por: Time Propaganda