Publicado em: 18/08/2016 10:44:00   -   Atualizado: 18/08/2016 10:48:09

Degelo de áreas na Sibéria pode resgatar vírus da varíola

Cientistas que investigaram o local encontraram DNA do vírus em corpos desenterrados

A varíola já foi uma doença mortal e contagiosa, que levava a morte em cerca de 30% dos casos da doença, esses são dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde. Em alguns casos deixava cicatrizes para toda vida no paciente. A varíola é a única doença erradicada totalmente pela Humanidade, graças à uma intensa campanha internacional de vacinação.

No entanto, cientistas russos descobriram que as mudanças climáticas podem trazer o vírus de volta. A planície da Sibéria é uma área coberta de gelo durante a maior parte do ano, com trechos que nunca são descobertos pelo gelo. Foi nesse solo congelado que vítimas de uma epidemia da doença há 130 anos foram enterradas, e esse solo agora está derretendo.

Foto: Reprodução

O princípio de contaminação por degelo de corpos contaminados não é inédito: a Rússia está combatendo atualmente um surto de antraz que surgiu exatamente após corpos de cervos e humanos mortos pela bactéria serem descobertos pelo degelo. Pelo menos 24 pessoas estão internadas em um hospital em Salekhard, na costa norte da Rússia, vítimas do antraz.

"Em 1890, houve uma epidemia de varíola muito grande na área da Sibéri. Uma cidade chegou a perder mais de 40% da população. Naturalmente, eles enterraram os corpos na camada superior do gelo, o pergelissolo ( uma mistura de terra, gelo e rochas permanentemente congelados juntos), às margens do rio Kolyma. Um século depois, o calor e as águas estão derretendo as margens", disse Boris Kershengolts, da Academia de Ciências russa ao jornal Siberian Times.

O que gerou as buscas pelo vírus da varíola foi o surto de antraz russo: como amostras da bactéria foram encontradas na região, especialistas do Centro de Virologia e Biotecnologia de Novosibirsk estão procurando outras doenças que poderiam ter revivido graças ao degelo. E encontraram corpos com cicatrizes de varíola e fragmentos do DNA do vírus, embora nenhum com amostras intactas.

Fonte: Com informações O Globo
Publicado por: Maria Carolina Albuquerque

Tags: antraz, bactéria, doença, Saúde, varíola, vírus
Publicado em Saúde
PUBLICIDADE

Comentários

 
Comente usando:
Sair
Foto | usuário

900 caracteres

Nenhum comentário ainda...

Municípios

Mais municípios

Contato

Av. Frei Serafim, 2425 - Centro
64.000-20 . Teresina . Piauí
Fone: 86 3085-3892
marcarodape © Copyright 2013-17, clubesat.com
Desenvolvido por: Time Propaganda