Publicado em: 19/04/2017   -   Atualizado: 19/04/2017 12:06:01

Imunidade Baixa uma preocupação das pessoas com câncer

Durante o tratamento oncológico as pessoas podem apresentar  alguns efeitos colaterais  que variam de  uma pessoa para outra. Algumas sentem diarreia, outras  constipação, dentre outras cursam com  anemia,  ou mesmo falta de apetite, mas um efeito colateral  que causa bastante preocupação  em  quem está  em tratamento é a  baixa da imunidade.

E por que a imunidade baixa durante o tratamento da Quimioterapia?

É na  medula óssea  que ocorre a  formação das células do nosso sangue. Dentre estas células,  está os  glóbulos brancos, ou seja, as células responsáveis pela defesa do nosso organismo. No entanto, a maioria dos medicamentos quimioterápicos atua diretamente na medula óssea, interferindo na sua capacidade de produzir células sanguíneas e consequentemente, diminuindo o número de leucócitos (glóbulos brancos) na corrente sanguínea.  Dessa forma, o organismo passa a se torna  mais vulnerável  e a apresentar algum processo infeccioso, e na vigência do mesmo, apresenta maior dificuldade em combatê-lo.  Todavia , a  medula óssea tem capacidade de recuperação e há necessidade de recuperação completa ou quase completa da medula antes de novas aplicações de quimioterapia. O tempo de recuperação medular é de 15 a 21 dias após a aplicação, ou mais  variando  com a toxicidade apresentada e só o exame laboratorial (hemograma) pode nos dar esta resposta. Contagens inferiores aos níveis desejados obrigam a um ajustamento da dose (redução) ou adiamento da aplicação de quimioterapia  por mais alguns dias. Em alguns casos ou protocolos específicos de quimioterapia são indicados medicamentos que auxiliam na recuperação medular, mas normalmente o  organismo tem esta capacidade, sem precisar de interferência. É claro que uma alimentação saudável , rica em frutas, verduras, cereais integrais, uma boa hidratação , é fundamental para os  pacientes em tratamento quimioterápico.

Algumas Recomendações se sua imunidade baixar:

-  Evitar  lugares aglomerados  e  fechados;

-  Evitar alimentação em restaurantes, bares ou outros lugares onde não sabemos a procedência da higienização dos mesmos;

 - Higienizar corretamente os alimentos é fundamental;

Abaixo segue as metas para   higienização segura segundo Ministério da Saúde

1-      Retire as partes estragadas e machucadas das frutas, legumes e verduras se necessário

2-      Coloque o alimento em uma solução de hipoclorito de sódio com água por 15 minutos

3-      Enxague os alimentos em água pótavel

4-      Seque os alimentos naturalmente ou com utensílios específicos antes de guardar.

Estas foram algumas sugestões para quem está em tratamento  com câncer. O importante  é um acompanhamento  com um nutricionista oncológico que é o profissional  mais especializado  para  orientar sua alimentação   e ajudar  a minimizar os efeitos colaterais advindos do tratamento.

 

Até nossa próxima postagem. Um abraço a todos!

Fonte: redacao@clubesat.com
Publicado por: Socorro Coelho

Tags: câncer, frutas, higienização, imunidade, oncologia, Saúde
Publicado em Onconutri
PUBLICIDADE

Comentários

 
Comente usando:
Sair
Foto | usuário

900 caracteres

Nenhum comentário ainda...

Municípios

Mais municípios

Contato

Av. Frei Serafim, 2425 - Centro
64.000-20 . Teresina . Piauí
Fone: 86 3085-3892
marcarodape © Copyright 2013-17, clubesat.com
Desenvolvido por: Time Propaganda